
Johanna
Homann.
CRP-MG 17.683
Minha breve história
Olá! Meu nome é Johanna, sou mineira de Belo Horizonte, onde me formei em Psicologia na PUC-MG, depois de ter desistido da Engenharia Mecânica. Foquei minha formação primeiramente em Psicologia Organizacional e trabalhei com Recursos Humanos. De lá, resgatei meu profundo interesse na Psicanálise e dediquei-me na área clínica. Segui com a minha formação e com meu consultório.
Especializei-me em “Teorias Psicanalíticas” pela UFMG.
Fazer análise pessoal se faz presente em várias fases da minha vida.
Publiquei 4 livros de poemas e contos.
Mudei-me para os Estados Unidos com a família e me formei em Letras, outra antiga paixão. Nessa época, fiquei sem atender no consultório.
Retornando ao Brasil, resgatei o trabalho na clínica e a formação que sempre se renova.
Participei por 2 anos dos Estudos de Lacan no Instituto Sedes Sapientiae e atualmente faço um aperfeiçoamento em Winnicott, também no Instituto Sedes Sapientiae.
Depois da pandemia, meus atendimentos passaram a ser online. Não pensei que fosse ser assim um dia, mas quem não precisa se ajustar às mudanças.
E você, quer dividir comigo a sua história? Entre em contato comigo AQUI
Meus livros

Sempre gostei de escrever e esse foi o meu primeiro livro, onde misturei alguns estilos – crônica de opinião, poemas e contos. Quis colocar muitas ideias tecidas em palavras dentro de um livro, como se fosse uma caixa, por isso o título. O mundo da costura também veio representado como se fosse um arremate de vários sentimentos.

A vida em casas, contos e costuras – Este foi meu segundo livro, que publiquei dois anos depois do primeiro. Nessa época, eu já estava mais à vontade com os minicontos, que são histórias bem curtas, e gostava de pensar muito em que eu investia minha energia. E não deu outra: saiu mais escrita! Resolvi aprontar o material e os dividi em três sessões, “Estante, Armário e Cama de Casal” partindo de assuntos triviais para temas mais íntimos.

Esse livro foi fruto da pandemia. Vivendo a fase de recolhimento e de afastamento social, procurei fazer novas turmas, do jeito que dava. Mergulhamos em muitas histórias e produzimos várias outras, sob o olhar sensível e profissional do querido Flavio Cafiero. Contaria nasce então como um refúgio para um grupo eclético de autores que encontrou na escrita criativa, um meio para amenizar o impacto causado pelo isolamento social devido à pandemia.

Projeto Fazendo História
O projeto nasceu da minha vontade de compartilhar o gosto pela leitura e mostrar que o ato de ler pode se tornar um hábito diário e prazeroso. De uma forma espontânea, eu venho emprestando livros com o intuito de facilitar o acesso a alguns exemplares. Meu foco nunca foi a leitura por obrigação, mas o de incentivo à leitura.
Através desse site, meu objetivo é ampliar o número de pessoas lendo e o número de exemplares através de doações. Além disso, compartilho também um pouco das histórias que ando lendo através de dicas de livros, e das que estou escrevendo através de contos e poesias.”